Fujifilm X-T30 com 56mm F1.2

Uma pergunta frequente que recebo é que equipamento comprar para começar a fotografar. A verdade é que não é necessário gastar muito dinheiro pra ter um equipamento que dê liberdade para estudar fotografia. O que irei descrever a seguir é baseado na experiência (lições aprendidas, principalmente) que tive com aquisição de equipamentos nos últimos 10 anos.

Evite câmeras compactas avançadas

Um erro que cometi quando comecei a fotografar foi começar com uma compacta avançada (Sony H10). As compactas avançadas são uma ótima opção pra quem quer um equipamento um pouco melhor mas fotografa apenas esporadicamente e que não pretende aprofundar tanto no conhecimento fotográfico.

A Sony H10 me atendeu muito bem por um breve período, fiz muitas fotos boas com ela, mas a questão é, eu já gostava muito de fotografia e com pouco tempo de uso e de estudo, percebi que a câmera havia muitas limitações que eu só conseguiria superar com uma DSLR, como por exemplo, experimentar aberturas maiores, fotografar em RAW, dentre outros.

Evite equipamentos caros, por mais que caiba no seu orçamento

Nesses 10 anos, utilizei Sony, Canon (tive três) e hoje estou na Fujifilm. Não preciso nem contar que foram várias lentes adquiridas e vendidas nesse período. A questão é: com o passar do tempo, seu estilo de fotografia irá se consolidando pouco a pouco, por isso, é mais inteligente investir apenas conforme a necessidade for aparecendo.

Sempre que possível, invista em equipamento usado. Depois da Sony H10, comprei uma Canon 350D com uma 18-55mm com controle de abertura quebrado com uns bons anos de uso (já de terceira ou quarta mão) do Leandro Neves, por cerca de 850 reais em 2009. Mesmo com a lente quebrada, consegui aprender muito mais do que com a amadora avançada.

Alguns meses depois, um residente dos EUA trouxe pra mim uma Canon 50mm F1.8 que comprei na Amazon, paguei cerca de $100 na época. Foi uma lente que me acompanhou por muitos anos.

Até hoje compro equipamento usado. Minha última lente adquirida agora em 2020, foi uma Fujifilm 56mm F1.2, comprada usada no Mercado Livre. Aparentemente, era equipamento de vitrine e nunca foi usado, acabou sendo colocado à venda por um valor bem abaixo de uma lente nova.

Não se prenda a uma marca

Canon vs. Nikon. Fujifilm vs. Sony. Phase One vs. Hasselblad. Essas brigas entre fãs de marcas acontecem desde sempre e aparentemente nunca irão acabar. A verdade é que, quanto menos você se prender a uma marca, melhor você irá conseguir escolher o equipamento que se adapta a suas necessidades.

Antes da minha Fujifilm atual (X-T30), eu tinha uma Canon 6D, full frame, uma câmera excelente, mas que não conseguia me dar a mobilidade que eu queria, pra poder andar com a câmera no dia-a-dia e facilitar em viagens.

Conheça melhor seu estilo e motivações

O que atraiu você na fotografia? Foram Landscapes e Cityscapes? Street photography? Newborn? Wedding? Fotojornalismo? Quanto melhor você refletir sobre suas motivações, melhor será suas decisões em relação ao equipamento que você precisa.

Para Landscapes e Cityscapes, você irá precisar, além de uma câmera com baixo ruído e com um alcance dinâmico maior, um tripé estável o suficiente.

Para Newborn, além de uma lente com uma abertura maior, irá querer investir pelo menos em uma sombrinha, um flash de entrada (Yongnuos são boas opções) e um disparador rádio pra ele, cenário e roupas também.

Para Wedding e fotojornalismo, uma lente zoom com boa abertura (24-70 F2.8 são as mais procuradas) e um flash com assistente de foco, além de uma ou outra lente fixa com uma abertura maior e também equipamento reserva, acaba sendo o mínimo desejável.

Perceba que são inúmeras opções dependendo do estilo que você seguir, mas acima de tudo, lembre que a fotografia é uma jornada eterna de aprendizado e crescimento e que seu estilo irá variar muito ao longo dos anos. Aproveite ao máximo a experiência que você vivenciar e jamais deixe de compartilhar o conhecimento adquirido.

Compartilhe

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *